A 20ª sessão da Assembleia da Juventude, que acontece entre os dias 9 e 12 de agosto na sede da ONU, em Nova Iorque, é uma oportunidade para jovens do mundo todo se envolverem na construção de um futuro inclusivo e sustentável. Inscrições vão até o dia 15 de junho.

 

A 20ª sessão da Assembleia da Juventude, que acontece entre os dias 9 e 12 de agosto na sede da ONU, em Nova Iorque, é uma oportunidade para jovens do mundo todo se envolverem na construção de um futuro inclusivo e sustentável.

Guiada pelo princípio de “não deixar ninguém para trás” da Agenda 2030, a conferência acontece duas vezes ao ano e explora o potencial da juventude em questões transversais e em soluções para o desenvolvimento nas dimensões social, econômica e ambiental.

Na última edição do evento, que ocorreu em fevereiro deste ano, a estudante de Relações Internacionais Susana Sakamoto, de 18 anos, participou do encontro como delegada para o Brasil.

“O jovem tem um importante papel de inspirar, mobilizar e impactar a sociedade em que vive. Durante a 19ª Assembleia da Juventude, tive a oportunidade de entrar em contato com as iniciativas que os jovens estão tomando ao redor do mundo e perceber o quanto tem sido feito para transformar nossas vidas. Eles são exemplos de pessoas que fazem questão verdadeiramente de lutar para um mundo mais inclusivo”, disse a jovem paulista.

Susana foi contemplada com o prêmio da ONG The Resolution Project por desenvolver o projeto de empreendedorismo social Write Your Future (Escreva Seu Futuro, em tradução livre). Trata-se de uma iniciativa que ajuda jovens a desenvolver as habilidades necessárias para a escolha profissional.

“O meu projeto se destina a jovens em situações de vulnerabilidade social com idade entre 13 e 17 anos. Escolhi essa faixa etária por ser a fase de preparação para a vida adulta e os anos que antecedem a maioridade. Muitos jovens que completam 18 anos necessitam sair das casas de acolhimento e, em larga medida, passam por essa mudança despreparados”, frisou.

Além de gerenciar o Write Your Future, Susana é embaixadora da Assembleia da Juventude no Brasil, cuja função é aumentar a participação e representatividade dos jovens brasileiros no evento.

Para participar como delegado na Assembleia da Juventude, os interessados precisam ter de 16 a 28 anos de idade e ter envolvimento ativamente na comunidade. Quem tiver mais de 28 anos também pode participar, mas apenas como observador.

É necessário também ter interesse no desenvolvimento sustentável, nas Nações Unidas e motivação em se tornar um agente de mudança em seu país e no mundo. As inscrições vão até 15 de junho.

A iniciativa é da ‘Friendship Ambassadors Foundation’, organização não governamental associada ao Departamento de Informação Pública da ONU e que possui status consultivo com o ECOSOC e a UNESCO.

Saiba tudo sobre o evento e a seleção em www.youthassembly.nyc.

[Fonte: Site da ONU BR]